Note-se que é necessária a avaliação prévia da aplicabilidade, pois nem todos os pacientes podem utilizar ou beneficiar desta abordagem.
Na disfonia existe evidência de que esta abordagem leva a diminuição do tamanho das lesões laríngeas, melhoria do grau da disfonia, aumento do TMF e do fechamento glótico com diminuição da tensão das pregas vocais, e diminuição da atividade elétrica muscular e da dor, resultando em melhoria da qualidade vocal.
No referente à disfagia, os estudos científicos indicam que a terapia convencional associada à estimulação elétrica é benéfica e mais eficaz do que apenas a eletroterapia ou terapia convencional. Estão descritas melhorias na disfagia orofaríngea tais como retorno à dieta por via oral, redução dos episódios de aspiração laringo-traqueal, aumento dos movimentos hiolaríngeos, diminuição do tempo de trânsito faríngeo, redução da xerostomia nos casos de radiação, e aumento da capacidade de alimentação por via oral.
Utilize o seguinte formulário de contacto, o contacto telefónico e/ou o e-mail para solicitar informações, marcar consulta ou outros assuntos.
253 137 687
(Custo Chamada Rede Fixa Nacional Portugal)
Morada
Centro CEREBRO
Rua Nova de Santa Cruz, nº 317 R/C
4710-409 Braga
Portugal
E-mail
info@centrocerebro.pt
2023 © CENTRO CEREBRO®.
Todos os direitos reservados.
Jorge Evandro Alves, Unipessoal Lda
NIPC: 513 424 857
Newsletter Centro CEREBRO
Estabelecimento registado na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) com o número 129175
Pretende agendar consulta no Centro CEREBRO? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto assim que possível.
Fique a par de novos serviços, tratamentos, formações e artigos sobre saúde cerebral.