DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Perturbações do desenvolvimento da criança e adolescente
As dificuldades de aprendizagem assim como as perturbações do desenvolvimento e do comportamento têm uma incidência estimada em cerca de 15 a 18% das crianças, por isso, no Centro CEREBRO temos um serviço exclusivamente dedicado à população infantil e respetiva família.
O nosso serviço de desenvolvimento infantil está vocacionado para a avaliação, intervenção e acompanhamento em quadros do foro neurológico, neurodesenvolvimental e psicológico, tais como Perturbação de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção, Perturbações da Linguagem e Comunicação, Dificuldades de Aprendizagem, Perturbações Emocionais e do Foro Psicoafetivo, Alterações do Comportamento assim como diversos tipos de Síndromes (Down, Angelman, Menkes), entre outras patologias.
Os nossos Tratamentos
Lista de patologias que beneficiam do nosso serviço de desenvolvimento infantil
Como Trabalhamos
Com foco na evidência científica e em objetivos
- Equipa multidisciplinar e especializada: Antes de iniciar o processo de reabilitação, a nossa equipa de profissionais realiza uma avaliação completa do paciente. Nesta avaliação são utilizados testes com validação científica internacional, os equipamentos de robótica e tecnologia ao nosso dispor bem como a avaliação e experiência da nossa equipa.
- Plano de reabilitação personalizado: Após a consulta de avaliação inicial, apresentamos um orçamento detalhado e à medida das necessidades de cada paciente, com foco nas áreas a serem trabalhadas, objetivos específicos, tipo de tratamento aconselhado e respetivo período temporal necessário.
- Treino intensivo e integrado: A nossa metodologia de trabalho combina as técnicas da reabilitação intensiva tradicional com os mais avançados equipamentos robóticos e outras tecnologias utilizadas atualmente nos melhores centros internacionais no setor da reabilitação de pacientes neurológicos.
- Tecnologia avançada: No Centro CEREBRO somos pioneiros no recurso ao tratamento com sistemas de realidade virtual (VR) assim como Interfaces Cérebro-Computador (BCI), técnicas não invasivas de estimulação cerebral, e sistemas robóticos para reabilitação da mão e do braço, pernas, da marcha, entre outros.
Áreas de Intervenção
Abordagem multidisciplinar e à medida das necessidades de cada criança / adolescente
Elementos e Equipamentos Robóticos
Fisioterapia e Fisioterapia Neurológica
Integração Sensorial
Nutrição
Pedopsiquiatria
Psicologia Educacional
Psicologia e Neuropsicologia Infantil
Psicomotocidade
Realidade Virtual
Terapia da Fala e Ocupacional
Vantagens da Promoção do Desenvolvimento Infantil
As mais-valias de um programa com objetivos baseados na evidência científica
Maior coordenação motora (melhoria nas funções de braços, mãos e pernas, melhoria no equilíbrio, melhoria na marcha, entre outros).
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
Melhoria da área cognitiva (melhor desempenho das tarefas quotidianas, melhor rendimento escolar, maior nível de atenção, melhor interação com os pares, entre outros)
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
Melhoria da linguagem e comunicação (maior vocabulário, melhor compreensão e expressão oral, entre outros).
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
Ganhos psicológicos e emocionais que se refletem também na resposta ao tratamento e na interação familiar.
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
Maior probabilidade da criança e/ou adolescente alcançar o seu potencial máximo e cognitivo.
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
Contributo positivo para a vida adulta (diminuição de comportamentos de risco, consumo de medicação, número de hospitalizações e risco de morte em adulto).
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
Testemunhos
As opiniões que asseguram a excelência dos nossos serviços
Criança com Perturbação do Neurodesenvolvimento (Fobia)
N.A., Avó de Paciente
Gostaria de agradecer a toda a equipa do Centro CEREBRO por ter tratado da minha neta aos 18 meses pois ela hoje é uma criança completamente recuperada, graças ao trabalho desta equipa maravilhosa. Ela hoje é uma criança muito desenvolvida, come, fala, expressa-se muito melhor que as outras. Agora ela com 4 anos é a criança que é graças a esta equipa. Foi Deus que pôs o Dr. Jorge no nosso caminho.