recoveriX Braga

Centro certificado na aplicação da terapia recoveriX

 

Terapia recoveriX para AVC

Inovação na reabilitação de mãos e pernas em distúrbios neurológicos e lesões cerebrais

 

Todos os anos, aproximadamente 15 milhões de pessoas sofrem um AVC. Com uma taxa de mortalidade de cerca de 30 por cento, o Acidente Vascular Cerebral deixa ainda outro terço das pessoas com sequelas físicas permanentes, que não podem ser totalmente reabilitadas pela terapia convencional.

Adicionalmente, existem ainda outras doenças neurológicas, como as lesões cerebrais traumáticas e a esclerose múltipla, que também podem causar dificuldades motoras, hemiplegia ou espasticidade.

Sabemos que um período prolongado da redução da mobilidade afeta não só a qualidade de vida do paciente, mas também pode resultar em complicações mais graves, tais como pneumonia, trombose e contraturas.

Muitas vezes, a fisioterapia convencional não consegue reabilitar os pacientes na fase crónica após o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, por isso, estes pacientes poderão nunca conseguir recuperar ao longo dos anos um controlo satisfatório da mão ou do pé.

É aqui que a terapia recoveriX entra em ação, oferecendo uma nova oportunidade de reabilitação!

A terapia recoveriX para AVC é uma neurotecnologia inovadora e única para a reabilitação de pacientes com AVC e pacientes com outros défices neurológicos, uma vez que, não só ajuda o paciente a recuperar as funções das extremidades superiores e inferiores, como potencia a fisioterapia padrão com a possibilidade de uma recuperação mais rápida e bem-sucedida. 

Além disso, quando a terapia padrão não consegue produzir nenhum benefício adicional, este treino oferece uma segunda possibilidade de obter melhorias, podendo ser usado em estados agudos, subagudos ou crónicos.

1 250 minutos de treino do cérebro com recoveriX

 

A terapia recoveriX para AVC inclui 25 sessões de terapia, de 50 minutos cada, e pode ser realizada uma ou duas vezes por dia. Desta forma, quando aplicada duas vezes por dia, o paciente apenas tem de se deslocar às nossas instalações 13 vezes para realizar esta terapia.

Para além da pré-avaliação e da pós-avaliação, no decurso da intervenção incluem-se momentos de feedback entre paciente e terapeuta para avaliar melhorias objetivas e subjetivas.
No final da terapia recoveriX, o paciente recebe um documento que certifica e resume os resultados alcançados com a terapia.

Nunca é tarde demais para a reabilitação

 

Através da nossa investigação científica, provámos que a terapia recoveriX das mãos ou dos pés é altamente eficaz mesmo 10, 20 ou 30 anos após a doença neurológica. Tal representa um importante avanço e permite ultrapassar a crença comum de que não é possível obter mais sucessos após um ano.

Os estudos realizados focados exclusivamente em pacientes doentes crónicos, demonstraram melhorias através de várias análises estatísticas e documentações em vídeo, nas quais pudemos visualizar claramente as melhorias.

 
 

Não devemos renunciar à qualidade de vida e reabilitação, especialmente durante a situação de pandemia na qual vivemos.

Asseguramos, por isso, que todas as medidas de proteção são aplicadas com segurança durante a terapia recoveriX das mãos e dos pés.

 
 

O que torna a terapia recoveriX única

 

A combinação única de três terapias convencionais começa onde os danos ocorreram: no cérebro. A chave para o sucesso inigualável da terapia recoveriX é a ligação direta entre os processos cognitivos e os movimentos prejudicados das mãos e dos pés.

Durante as 25 sessões terapêuticas, os pacientes imaginam movimentos das mãos ou das pernas um total de 6.000 vezes. Este é aproximadamente o mesmo número de vezes que uma criança necessita para aprender a andar.

Terapia recoveriX no tratamento do AVC

Assim, enquanto imagina os movimentos, o paciente está a criar novas ligações no cérebro, através das quais relembra a capacidade de se mover e movimentar.

 
 
Terapia recoveriX no tratamento do AVC

Porquê escolher a terapia recoveriX ?

Eficácia testada e comprovada a nível científico

therapy1verde

Imaginação Motora (IM)

Imagine um movimento da mão ou do pé. A terapia recoveriX mede e analisa as ondas cerebrais que refletem a imaginação motora e, de seguida, determina se a imaginação motora estava correta. Uma vez reconhecida a imaginação motora, a realidade virtual e a estimulação elétrica funcional serão ativadas.

Os Impactos Positivos

As áreas responsáveis do cérebro são ativadas pela imaginação motora, o que pode facilitar a plasticidade cerebral. Ao contrário da fisioterapia convencional, a interface cérebro-computador (ICC) garante que os movimentos reais apenas ocorrem quando as pessoas imaginam o movimento correspondente. A ativação simultânea de áreas corticais e neurónios periféricos relevantes encoraja a aprendizagem Hebbiana.

therapy2verde

Realidade Virtual (RV)

A simulação no ecrã torna a imaginação motora visível. Os pacientes sentam-se em frente a um ecrã, onde veem as mãos de um avatar. Isto dá aos pacientes a sensação de verem os seus próprios movimentos em frente de um espelho. Se o recoveriX reconhecer a imaginação motora do movimento (como um movimento da mão direita), o avatar move a mão direita.

Os Impactos Positivos
Este feedback em tempo real é muito fácil de compreender.

Desta forma, se um paciente imagina um determinado movimento, então o avatar executa o movimento correspondente.

A experiência é semelhante a ver-se a si próprio num espelho. Pode facilitar a ativação dos neurónios-espelho.

therapy3verde

Estimulação elétrica (FES)

Por exemplo, para este estímulo do membro superior são colocados dois elétrodos sobre os dorsiflexores do pulso. Se o sistema reconhecer uma imaginação motora correta, os músculos são estimulados eletricamente, provocando um movimento real. Isto deve ajudar a reaprender como iniciar o movimento e, assim, tornar o movimento novamente possível.

Os Impactos Positivos

O paciente recebe um feedback claro e de fácil utilização através de movimentos ativos.

Neste sentido, apenas é necessário imaginar um movimento, e pode ver o seu corpo a mover-se em conformidade.

O paciente é motivado porque a experiência relembra-o do objetivo desejado: poder mover-se novamente.

Estudo recoveriX

Eficácia comprovada através de estudos científicos

A eficácia clínica da terapia recoveriX foi demonstrada num estudo de grupo com 51 pacientes que melhoraram nas funções motoras e na espasticidade de forma altamente significativa.

– publicado na Frontiers in Neuroscience, 2020

Testemunhos recoveriX

Conheça os testemunhos de pacientes e profissionais

 

Astrid Branstaetter

Antiga paciente da terapia recoveriX
“permitiu-me voltar a trabalhar”

Desde a terapia recoveriX, as minhas funções motoras na mão direita melhoraram muito. Aprendi a mover e a controlar novamente a minha mão e até recuperei o meu emprego como cabeleireira.

Manfred Stangl

Antigo paciente da terapia recoveriX
“a minha mão ficou mais flexível”

Sempre que tocava no meu dedo, sentia uma dor tão grande. Não conseguia levantar muito a mão. Depois da terapia recoveriX, a minha mão ficou mais flexível e já não sinto dor.

Gaby Inkaria

Antiga paciente da terapia recoveriX
“posso escovar os dentes com a minha mão afetada”

Após o AVC, não pude usar a mão direita e a espasticidade era tão forte que não conseguia dormir bem. Após a terapia recoveriX, posso escovar os dentes com a minha mão afetada. A minha espasticidade também diminuiu, o que me faz dormir muito melhor!

Jorge Alves

Neuropsicólogo e Diretor do Centro CEREBRO
“tem ajudado muitos pacientes do Centro CEREBRO a melhorar”

A terapia recoveriX é uma ferramenta poderosa para a reabilitação de pacientes com AVC, comprovada por estudos científicos e que tem ajudado muitos pacientes do Centro CEREBRO a melhorar o funcionamento dos seus membros superiores e inferiores.

Dr. Christoph Guger

Diretor Executivo recoveriX Schiedlberg
“a terapia recoveriX é altamente eficaz”

Com o nosso estudo recoveriX, provámos que a terapia recoveriX é altamente eficaz mesmo 10, 20 ou 30 anos após a doença neurológica.

Dr. Tim J. von Oertzen

Neurologista recoveriX Linz
“é uma forma muito inovadora de reconectar as células cerebrais”

A terapia recoveriX para AVC começa onde os danos ocorreram: no cérebro. O circuito de feedback desde a ideia para a execução do movimento é uma forma muito inovadora de reconectar as células cerebrais. Também vejo este sucesso em muitos dos nossos pacientes.

A inovadora terapia recoveriX

A terapia recoveriX é utilizada mundialmente para tratar doentes com AVC

 

Equipa recoveriX Centro CEREBRO

Conheça a nossa equipa especializada

 

Jorge_Alves

Jorge Alves

CEO e Neuropsicólogo

Áurea Leitão

Áurea Leitão

Fisioterapeuta

Ricardo Machado

Ricardo Machado

Fisioterapeuta

Preços recoveriX

Entre em contacto para conhecer as condições especiais.

Terapia recoveriX para AVC (bloco terapêutico completo)

3 300 € (IVA incluído)

2 050 € (IVA incluído)* 

Campanha válida para marcação de consultas até dia 31/01/2023.

Perguntas Mais Frequentes (FAQ'S)

Encontre a resposta para as suas dúvidas.

 

A terapia recoveriX é um sistema de reabilitação desenvolvido especificamente para pacientes com défices neurológicos.

A título de exemplo, pacientes que tiveram um AVC, um traumatismo cranioencefálico ou outra lesão cerebral podem fazer esta terapia, desde que cumpram os critérios de inclusão que são verificados na avaliação inicial.

Além disso, pacientes com hemiplegia, défices motores resultantes de lesão cerebral, dor, espasticidade ou esclerose múltipla podem também beneficiar com esta terapia.

De modo a determinar se o tratamento é eficaz, a equipa recoveriX do Centro CEREBRO efetua uma série de exames especiais. Estes são feitos antes do início da terapia recoveriX (consulta de pré-avaliação), quatro vezes durante a terapia e na consulta final de pós-avaliação.

De referir que são efetuados testes e exames ao paciente com evidência científica internacional e são gravados vídeos. Os resultados são resumidos num certificado de sucesso e entregues ao paciente. Isto permite-nos realizar uma avaliação objetiva das melhorias.

Sim, a eficácia do recoveriX foi cientificamente comprovada em doentes com AVC. Como o AVC danifica as regiões cerebrais, a terapia recoveriX pode ser utilizada para formar novas ligações entre os neurónios no cérebro.

A terapia recoveriX também pode ser utilizada em doentes com epilepsia. No entanto, deve ser tomada uma decisão final em conjunto com o neurologista responsável do doente.

Uma deficiência significativa de linguagem, cognição e/ou atenção (como a afasia de Wernicke ou demência), que impede o paciente de compreender e/ou executar as tarefas, é um critério de exclusão.

Sim, a terapia recoveriX é adequada para tratar a espasticidade e o nosso estudo científico encontrou uma redução significativa. A terapia recoveriX cria novas ligações entre os neurónios no cérebro e, portanto, ativa novamente os músculos. Isto leva a uma redução da espasticidade.

A terapia recoveriX oferece estimulação muscular do braço esquerdo e direito para realizar a dorsiflexão e o pé esquerdo ou direito. Isto melhora as funções das extremidades superiores e inferiores.

Sim, as melhorias são duradouras e permanecerão indefinidamente.

Um bloco terapêutico recoveriX contém 25 sessões de tratamento individual. São recomendadas três ou mais sessões de tratamento por semana. Os pacientes podem receber até dois tratamentos por dia. Isto é particularmente útil para reduzir o tempo de viagem a um recoveriX Gym.

É importante envolver o cérebro em várias tarefas mentais. Um exercício útil, por exemplo, é imaginar o movimento da mão, braço ou pé para ativar o córtex sensorimotor.

Os pacientes devem ter o cuidado de treinar diferentes movimentos imaginários. Recomendamos um movimento alternado da mão esquerda, depois a mão direita e depois o pé.

Para além do treino do cérebro, os pacientes devem fazer alguns exercícios físicos em casa para treinar os músculos, especialmente nas extremidades afetadas.

A terapia recoveriX pode reduzir drasticamente a espasticidade nas pernas. No entanto, isto pressupõe que o músculo se torna mais forte.

Sim, e recomendamos. Os pacientes que repetem a terapia recoveriX podem melhorar ainda mais.

Por exemplo, após uma terapia de recoveriX da mão bem-sucedida, recomendamos aos pacientes que iniciem a terapia do pé.

O bloco de terapia recoveriX completo consiste em 25 sessões de terapia. Recomendamos três sessões (ou mais) de terapia por semana, cada uma com a duração de uma hora.

Naturalmente, também é possível utilizar adicionalmente outras terapias ou programas de reabilitação (fisioterapia ou terapia ocupacional). Quanto mais o paciente treinar, mais ele pode melhorar.

A terapia recoveriX pode ser utilizada para a reabilitação de AVC agudos, subagudos e crónicos. O nosso estudo científico demonstrou ainda que a terapia recoveriX é eficaz 10, 20, 30 anos após o AVC ou a doença neurológica.

Sim, a terapia recoveriX pode ser combinada com fisioterapia convencional ou terapia ocupacional. De referir que, a terapia recoveriX combina ainda três terapias num único tratamento:

  • estimulação elétrica funcional;
  • imaginação motora;
  • terapia de neurónios-espelho.

A fisioterapia adicional pode ser benéfica para o paciente.

A terapia recoveriX é capaz de calcular a precisão das ideias de movimento. O terapeuta vê esta precisão entre 0-100% e pode assim apoiar o paciente a melhorar as suas ideias tanto quanto possível, a fim de alcançar um maior sucesso terapêutico.

Por exemplo, quanto mais o paciente se concentrar em imaginar o movimento e o executar corretamente, maior será a precisão, pelo que o paciente controla ativamente o sucesso da sua própria terapia.

O nosso estudo científico demonstrou que pacientes com uma precisão superior a 80% melhoram mais do que os pacientes que permanecem abaixo dos 80%.

A estimulação muscular elétrica não dói e é completamente segura. Os pacientes sentem frequentemente um ligeiro, mas agradável, formigueiro nos músculos.

Os pacientes não precisam de uma sessão de terapia separada para a instrução/preparação – podem começar a terapia imediatamente.

Os pacientes só precisam de aprender o procedimento geral e instruções simples para a sessão terapêutica antes da primeira sessão.

A primeira sessão terapêutica já faz parte da terapia.

Atualmente, a terapia recoveriX possui um avatar virtual de mão ou pé que exibe visualmente os movimentos de flexão e extensão das articulações/extremidades e alcança bons resultados na terapia.

No entanto, a terapia recoveriX está em constante evolução, razão pela qual estamos a investigar ambientes virtuais, e ambientes lúdicos com realidade virtual para a reabilitação motora.

Contactos

Agende a sua consulta de pré-avaliação


Utilize o seguinte formulário de contacto, o contacto telefónico e/ou o e-mail para solicitar informações, agendar consulta ou outros assuntos.

Estamos ao seu dispor.

253 137 687

Morada
Centro CEREBRO
Rua Nova de Santa Cruz, nº 317 R/C
4710-409 Braga
Portugal

E-mail
info@centrocerebro.pt

Terapia recoveriX no Mundo

recoveriX é um produto da g.tec medical engineering GmbH

 

Em todo o mundo, desde o Japão à Europa e até ao Havai, existe uma lista em constante crescimento de Gyms, Hospitais e Centros de Reabilitação com o sistema recoveriX.

Em Portugal, o Centro CEREBRO é a primeira e única clínica certificada pela g.tec a disponibilizar este tratamento de reabilitação para pacientes com distúrbios neurológicos e lesões cerebrais. 

A terapia recoveriX é uma inovação na reabilitação de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral e, por isso, a g.tec medical engineering GmbH foi nomeada com o projeto recoveriX para o Prémio Estatal Austríaco de Inovação 2018.