PERFORMANCE DESPORTIVA

A importância das rotinas de treino na componente mental e física

 

A importância de ter um atleta bem preparado mental e fisicamente é comparável a dispor de um atleta disponível durante toda a época, sem lesões impeditivas e orientado para a concretização do seu potencial máximo individual e, no caso das modalidades de equipa, respetivo contributo para o desempenho da equipa.

A intensidade e competitividade cada vez mais elevadas, tornam importante criar rotinas de treino específicas na componente mental e física, que possam intervir e preparar de forma eficaz os atletas para este elevado nível de exigência.

No Centro CEREBRO disponibilizamos um programa de Performance Desportiva devidamente preparado para responder às elevadas exigências físicas, mentais, interpessoais e organizacionais do alto rendimento, sendo ainda capaz de promover a estabilidade, resiliência mental e a consciência plena das capacidades cognitivas.

Acompanhamento Psicológico
e Treino de Performance Cognitiva

Performance, Desenvolvimento Atlético, Prevenção, Recuperação e Reabilitação

 

A nossa intervenção ao nível do treino de performance e desenvolvimento neurocognitivo tem como principal objetivo que o cérebro do atleta seja mais eficiente na prática desportiva e em situações de elevada exigência cognitiva e emocional, seja atletismo, artes marciais, basquetebol, ciclismo, futebol, ténis ou outras modalidades.

Acreditamos, e a evidência científica já o demonstrou, que a prática otimizada de qualidade, aumenta a força e velocidade dos sinais nervosos tendo por base processos de neuroplasticidade (ex. aprendizagem, mielinização). Desta forma, ambicionamos contribuir para o desenvolvimento de um atleta mais eficiente, forte, rápido, emocionalmente estável, mentalmente ágil e inteligente na sua modalidade, tendo em conta aspetos chave como:

  • Agilidade reativa
  • Análise, interpretação / “leitura” e antecipação eficiente de situações de jogo (ex. individuais ou em movimentações de equipa)
  • Deteção visual periférica
  • Força
  • Precisão
  • Resistência psicológica
  • Velocidade mental
 
 
cd_1

Áreas de Intervenção

Abordagem à medida das necessidades do atleta e de acordo com as especificidades da modalidade desportiva

 

maisterapia
Acompanhamento psicológico

 

maisterapia
Coordenação motora

 

maisterapia
Resistência ao stress

 

maisterapia
Treino de imagética guiada

 

maisterapia
Treino de velocidade de processamento

 

maisterapia
Deteção e monitorização de concussões

 

maisterapia
Preparação psicológica para atletas

 

maisterapia
Treino de decisão cognitiva

 

maisterapia
Treino computorizado de atenção visual multi-estímulos

 

maisterapia
Treino de capacidade de reação do sistema neuromuscular

 

Acompanhamento Fisioterapêutico

Prevenção, Recuperação e Reabilitação; Performance

 

Os desportos de nível profissional determinam padrões corporais que ultrapassam barreiras sociais, culturais e geopolíticas.

Estas particularidades resultam em alterações posturais e lesões associadas à eficiência do gesto desportivo que, a longo prazo, podem evoluir para processos patológicos que limitam a prática de atividades físicas regulares e a qualidade de vida.

A variação da etiologia das lesões em diferentes populações é um dos fatores a ter em conta para a implementação de medidas preventivas. As características estruturais e funcionais, próprias de cada desporto, estão relacionadas com as suas lesões típicas. Desta forma, o papel da prevenção de lesões assume, assim, uma importância acrescida para a prática de atividades desportivas em segurança.

A fisioterapia na promoção de saúde é uma área com potencial para a prevenção de ocorrência de lesões desportivas. Como tal, os programas de exercício específicos preventivos são utilizados como forma de minimização do impacto das lesões.

Intervenção da Fisioterapia

  • Avaliação
  • Prescrição do exercício

Benefícios da fisioterapia a longo prazo

  • Redução da instabilidade funcional;
  • Redução do risco de lesão;
  • Prevenção e melhoria da performance;
  • Melhorar a capacidade de reação do sistema neuromuscular.

Benefícios da Fisioterapia

  • Aumento da estabilidade postural e articular;
  • Cinestesia da articulação;
  • Melhoria no controlo neuromuscular reativo;
  • Redução do tempo de ativação dos músculos;
  • Aumento do tónus muscular;
  • Reduções nas taxas de lesões em diferentes desportos.

Tipo de Treino

  • Programas de treino específicos de exercícios isocinéticos;
  • Exercícios pliométricos, que estimulem o tempo de reação;
  • Exercícios de “Closed and Open Kinetic Chain”;
  • Programas de treino específicos de equilíbrio;
  • Protocolos de treino funcional, incorporando exercícios de estabilidade e controlo postural;
  • Exercícios de treino propriocetivo, direcionado para cada atleta, realizados com disco propriocetivo e colchões;
  • Protocolos de treino incorporando um ou mais componentes do exercício de força, equilíbrio, treino e/ou agilidade;
  • Treino de equilíbrio através de realidade virtual.

O trabalho de prevenção é a melhor forma do fisioterapeuta minimizar a probabilidade de ocorrência de lesões e, consequentemente, proporcionar a melhor performance, que é tão importante e decisiva para a vida do atleta e o sucesso da sua equipa.

Testemunhos

As opiniões que asseguram a excelência dos nossos serviços

Atleta de Alta Competição

Z. Z., Paciente
“Antes privava-me de andar na frente das corridas!”
De uma forma geral, não procurei o Centro CEEBRO por sofrer de uma patologia em concreto. No entanto, esta escolha prendeu-se pelo facto de eu ser atleta e precisar de treino ao nível cognitivo para suportar a pressão que o desporto de alta competição impõe. Desde criança que tive sempre muita dificuldade em lidar com as situações que ditam o sucesso ou o insucesso. Como sou muito exigente comigo própria, sempre coloquei muita expectativa nas minhas atividades, querendo sempre ser a melhor. A verdade é que quando submetida a situações que podiam ditar o sucesso ou insucesso, como um teste escolar, por exemplo, acabava por me condicionar sem ter noção disso. O mesmo aconteceu no contexto de competição. Mas só me apercebi disso quando iniciei o treino cognitivo no Centro CEREBRO. Não procurei esta clínica especificamente para este fim, mas em conversa com o clínico, chegamos à conclusão que poderia notar melhorias no desempenho desportivo se efetuasse este treino. No Centro CEREBRO realizei sempre treino cognitivo e propriocetivo. Uma vez por semana há quase um ano. Aprendi a controlar a ansiedade e, ao controlar a ansiedade, tornei os meus tempos de recuperação física mais rápidos por não ter os músculos tão tensos. Antes privava-me de andar na frente das corridas!

Contacte-nos

Necessita de esclarecimentos adicionais? Preencha o formulário abaixo e submeta-nos o seu pedido de contacto.