HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO (PHDA)
Uma abordagem integrada e detalhada
Os dados relativos à prevalência da Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção (PHDA) têm vindo a apresentar diferenças em função do tipo de amostra, no entanto, estima-se que 3% a 7% das crianças em idade escolar e 3% dos adultos apresentem PHDA.
Esta é uma perturbação que evolui ao longo da vida, verificando-se incidências diferentes dos três sintomas principais (desatenção, hiperatividade e impulsividade) na infância, adolescência e idade adulta.
Como Trabalhamos
Com foco na evidência científica e em objetivos
A nossa metodologia de avaliação é integrada e detalhada, reunindo vários profissionais especialistas. Fornecemos uma resposta rápida e especializada e elaboramos um diagnóstico fiável e robusto assim como propomos um plano de intervenção ajustado às necessidades individuais e da família.
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
O que é e como a reconhecer?
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, ou seja, na qual existem alterações no funcionamento cerebral e cognitivo. Esta perturbação afeta crianças, jovens e adultos.
Nesta perturbação pode haver afetação em uma ou mais das seguintes áreas:
- Défice de atenção: dificuldade em permanecer atento e ignorar o que não interessa. As queixas típicas são a relutância em iniciar atividades que requerem concentração, interrupções frequentes, demora em concluir as tarefas e a desorganização. A dificuldade de concentração pode não ser evidente em atividades com ecrã e ação (como a televisão e os videojogos), acentuando-se nas atividades mais monótonas e menos motivantes.
- Hiperatividade: atividade motora em excesso em relação ao que seria adequado para a idade; estar sempre a movimentar-se e não conseguir estar quieto, sem fazer nada, calado ou sossegado.
- Impulsividade: dificuldades na autorregulação, controlar os impulsos, esperar pela vez, passando aos atos sem pensar nas consequências.
Diagnóstico
O procedimento diagnóstico pode incluir: 01. Avaliação neuropsicológica 02. Avaliação comportamental 03. Avaliação detalhada da atenção 04. Avaliação da atenção através de realidade virtual (atenção visual, auditiva, entre outros) 05. Avaliação sensorial detalhada (avaliação visual, avaliação auditiva e do processamento auditivo) 06. Avaliação familiar
Tratamento
O tratamento pode incluir um ou mais das seguintes abordagens: - Terapia Comportamental; - Treino computorizado de atenção - Treino de atenção através de Realidade Virtual - Terapia ocupacional
Áreas de Intervenção
Abordagem multidisciplinar e à medida das necessidades de cada paciente
Neuropsicologia Clínica
Psicologia e Psicoterapia
Realidade Virtual
Terapia Comportamental
Terapia Ocupacional
Tecnologias Avançadas
Elementos e equipamentos robóticos frequentemente utilizados na intervenção clínica
Benefícios do Programa de Intervenção Centro CEREBRO
As mais-valias de um programa com objetivos baseados na evidência científica
Melhoria dos sintomas
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
No caso dos quadros neurodegenerativos, adiamento das perdas funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível
Melhoria da qualidade do vida