8 vantagens da terapia recoveriX na reabilitação do AVC

Recupere novamente os movimentos dos seus membros (braços e mãos ou pernas e pés) e ganhe qualidade de vida com a terapia recoveriX. Conheça o tratamento no artigo.
Vantagens da terapia recoveriX na reabilitação do AVC

Todos os anos, aproximadamente 15 milhões de pessoas no mundo sofrem um AVC. Com uma taxa de mortalidade de cerca de 30 por cento, o Acidente Vascular Cerebral deixa ainda outro terço das pessoas com sequelas físicas permanentes, que não podem ser totalmente reabilitadas pela terapia convencional. Hoje apresentamos uma nova oportunidade de tratamento: a terapia recoveriX!

Em Portugal, os dados mais recentes divulgados pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) referem que, por hora, três portugueses sofrem um AVC, sendo que um destes não sobrevive e um ficará com sequelas incapacitantes.

Após a ocorrência de um AVC é crucial que o paciente tenha acesso a uma intervenção rigorosa para estimulação e reabilitação da funcionalidade afetada. O programa de reabilitação do AVC dever se iniciado o mais precocemente possível, de modo a minimizar os défices, melhorar a função e a autonomia, e facilitar a (re)integração sociofamiliar e profissional. No entanto, a terapia recoveriX veio comprovar que o papel da intervenção vai para além da fase aguda, sendo ainda possível na fase subaguda e crónica.

De acordo com um estudo científico publicado na Frontiers in Neuroscience, em 2020, a eficácia clínica da terapia recoveriX para a mão foi demonstrada através de um estudo com 51 pacientes, sendo que estes melhoraram a capacidade de mover as suas mãos ou braços e reduziram significativamente a sua espasticidade.

Em 2022, um novo estudo de grupo comprovou que a terapia recoveriX para os membros inferiores melhora significativamente o padrão de marcha dos pacientes. Adicionalmente, foi comprovado que o recoveriX é uma terapia aplicável e eficaz, mesmo 10, 20 ou 20 anos após a ocorrência do AVC.

Dado que 99% dos pacientes do estudo de grupo melhoraram as suas funções motoras e a espasticidade de forma altamente significativa, apresentamos-lhes as oito vantagens da terapia recoveriX na reabilitação do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Aplicação da terapia recoveriX em paciente vítima de AVC
8 vantagens da terapia recoveriX na reabilitação do AVC 1

1. Capacidade de movimento ativo e passivo do braço e mão

As dificuldades de movimento no AVC são consequências das lesões cerebrais. A terapia recoveriX promove a reorganização da função dos tecidos/estruturas cerebrais que sobreviveram nas áreas motoras e pré-motoras. Estas áreas são responsáveis pelo planeamento e execução do movimento das pernas, pés, braços e mãos.

A terapia recoveriX estimula a reorganização das funções cerebrais ligadas ao movimento e desta forma é possível recuperar ou melhorar o movimento ativo e passivo dos membros afetados. A terapia recoveriX, possui ainda componentes que atuam na espasticidade e sensibilidade, promovendo efeitos adicionais no movimento ativo e passivo.

2. Melhoria da marcha

Os resultados obtidos pelos pacientes que realizaram a terapia recoveriX para membros inferiores, mostram que esta terapia tem um impacto positivo na melhoria da função das áreas cerebrais responsáveis pelo planeamento e execução do movimento das pernas e dos pés.

Benefícios da terapia recoveriX na marcha
8 vantagens da terapia recoveriX na reabilitação do AVC 2

3. Redução da espasticidade

A espasticidade ocorre na sequência de dano ao cérebro ou à espinhal medula e consiste no aumento anormal do tónus muscular ou rigidez e que pode interferir com o movimento.  A terapia recoveriX estimula a restauração e compensação dos mecanismos cerebrais envolvidos no movimento e a normalização da atividade das áreas cerebrais motoras. Desta forma almeja-se a causa cerebral da espasticidade e não apenas as alterações neuromusculares locais.

4. Aumento da sensibilidade

Através da terapia recoveriX combinando imagética motora, eletroestimulação e realidade virtual estimulam-se não só as áreas motoras, mas também as áreas somatossensoriais localizadas no cérebro. A eletroestimulação possui também efeitos locais na sensibilidade.

5. Aumento da capacidade de memória

Durante a realização da terapia recoveriX a memória do paciente é trabalhada, uma vez que os recursos mnésicos são ativados para manter as instruções em memória e realizar os comandos pedidos. Neste sentido, diversos aspetos da memória são estimulados, tais como memória imediata, memória de trabalho e aprendizagem associativa.

6. Redução de tremores

Através da terapia recoveriX estimula-se a normalização e/ou compensação da atividade funcional das áreas cerebrais responsáveis pelo movimento, o que combinado com os efeitos da estimulação elétrica, permite normalizar as contrações musculares involuntárias.

7. Maior capacidade de concentração

Durante a terapia recoveriX o paciente mantém-se concentrado na tarefa e nos estímulos visuais e auditivos, pelo que a terapia representa também um treino repetido dos mecanismos de atenção sustentada e focada.

8. Redução da dor

Por último, e como consequência dos aspectos mencionados nas alíneas anteriores, a reabilitação pós-AVC com recurso à terapia recoveriX, contribui ativamente para a redução do desconforto e da dor muscular referida por muito destes pacientes.

Terapia recoveriX: eficaz em todos os quadros de reabilitação e tratamento do AVC

A terapia recoveriX para o tratamento do AVC é uma neurotecnologia inovadora e única em Portugal para a reabilitação de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral.

Benefícios do recoveriX na reabilitação do AVC
8 vantagens da terapia recoveriX na reabilitação do AVC 3

Através da sua interface cérebro-computador, a terapia recoveriX ajuda o paciente a recuperar as funções das extremidades superiores e inferiores, ao mesmo tempo que potencia a fisioterapia padrão com a possibilidade de uma recuperação mais rápida e bem-sucedida.

A terapia recoveriX resulta da combinação única de três terapias convencionais:

  • – Imaginação Motora (IM), através da qual o paciente imagina o movimento da mão enquanto o recoveriX mede a sua atividade cerebral através de sinais EEG;
  • – Realidade Virtual (RV), onde a imaginação conduz a uma simulação virtual de membro imaginado no ecrã;
  • – Estimulação Elétrica (FES), em que o movimento imaginado torna-se um movimento real através da estimulação dos seus músculos afetados sem qualquer dor.

Assim, se procura um tratamento de reabilitação do AVC que lhe permita uma melhoria dos sintomas físicos e/ou cognitivos relacionados com o quadro neurológico estático apresentado atualmente, bem como ganhos de autonomia, entre em contacto com o Centro CEREBRO, a única clínica em Portugal certificada na aplicação da terapia recoveriX.

Nota Final: A leitura deste artigo é meramente expositiva e não dispensa o seguimento e aconselhamento pelos nossos profissionais de saúde.

Partilhar o artigo nas redes sociais:

Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

BLOG DO cérebro

Neurorreabilitação e Saúde Cerebral

O Centro CEREBRO não tem apenas como missão promover, manter e recuperar a saúde mental e neurológica ao longo de todas as etapas do desenvolvimento humano. O Centro CEREBRO tem também como propósito promover o conhecimento e a literacia sobre Saúde Cerebral em Portugal.

Assim nasce o Blog do Cérebro, o blog de referência, onde poderá encontrar artigos úteis e informativos, com base na evidência científica atual, sobre os temas Neurorreabilitação, Reabilitação Neurológica de Precisão, Estimulação Cognitiva, Desenvolvimento Infantojuvenil, Neuropsicologia e Psicologia assim como Saúde Mental. 

Desejamos-lhe Boas Leituras e, caso necessite da nossa ajuda, estamos à distância de um clique!

Shopping Basket

Marcação de Consulta

Pretende agendar consulta no Centro CEREBRO? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto assim que possível.

Dúvidas?

253 137 687

(Custo Chamada Rede Fixa Nacional)

Acompanhe a nossa atividade

Subscreva a nossa newsletter

Fique a par de novos serviços, tratamentos, formações e artigos sobre saúde cerebral.