MEDOS FOBIAS E ANSIEDADE

Método de tratamento inovador e com resultados clinicamente comprovados

 

Atualmente, mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica, sendo que as perturbações de ansiedade são as que apresentam uma prevalência mais elevada. De notar ainda que os transtornos fóbicos específicos afetam cerca de 13% das mulheres e 4% dos homens em qualquer período de 12 meses.

Como Trabalhamos

Com foco na evidência científica e em objetivos

 

O Centro CEREBRO dispõe de uma abordagem especializada e com custos adequados para tratar problemas de ansiedade, que demonstra uma elevada taxa de sucesso e benefícios adicionais na manutenção dos resultados a longo-prazo: a Terapia de Realidade Virtual. Temos alcançado excelentes resultados combinando a nossa experiência, conhecimento e tecnologia, mesmo em pacientes que não tinham tido sucesso em outros centros especializados.

O nosso sistema de Terapia de Realidade Virtual permite-nos tratar pacientes presencialmente e também à distância, nomeadamente, em qualquer região de Portugal ou em outros países. Dispomos de formatos de tratamento intensivos (1 a 10 dias) ou em sessões espaçadas no tempo.

Para além deste tratamento inovador, disponibilizamos outras abordagens terapêuticas de Psicologia Clínica, por exemplo Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia de Exposição convencionais.

Medos, Fobias e Ansiedade

O que são e como reconhecer?

 

Através da terapia de Realidade Virtual, os nossos profissionais de saúde especializados tratam de forma eficaz, prática, gradual e com monitorização constante as seguintes problemáticas, entre outras:

  • Acrofobia (medo de alturas)
  • Ansiedade social e/ou fobia social
  • Claustrofobia (medo de espaços fechados ou apertados, tais como, elevadores, caves, comboios, autocarros, aviões)
  • Medo de agulhas e/ou sangue
  • Medo de animais
  • Medo de conduzir
  • Medo de falar em público
  • Medo de voar/avião
  • Outras Fobias acima não listadas (Tratamos quase todo o tipo de fobias e medos)
medos
Reproduzir vídeo

Áreas de Intervenção

Abordagem multidisciplinar e à medida das necessidades de cada paciente

 

maisterapia

Neuropsicologia Clínica

 

maisterapia

Psicologia e Psicoterapia

 

maisterapia

Realidade Virtual

 

maisterapia

Terapia Comportamental

 

Tecnologias Avançadas

Elementos e equipamentos robóticos frequentemente utilizados na intervenção clínica

 

Benefícios do Programa de Intervenção Centro CEREBRO

As mais-valias de um programa com objetivos baseados na evidência científica

 

100%repeticoes

Melhoria dos sintomas

100%repeticoes

Melhoria da qualidade de vida

 

Testemunhos

As opiniões que asseguram a excelência dos nossos serviços

Fobia de Falar em Público

Testemunho de Paciente
“Foi como renascer”

Ainda me encontro em tratamento no Centro CEREBRO, embora já na fase final, mesmo assim vou usar o tempo verbal passado e dizer que “sofria” da fobia de ler e falar em público. Toda a minha vida, todas as minhas decisões, todas as minhas escolhas, estiveram ligadas/subordinadas a essa minha patologia. Desviava-me, automaticamente, do que quer que fosse que implicasse ler ou falar em público. A fobia apareceu-me aos 20 anos e só aos 54 consegui procurar ajuda. Descobri o Centro CEREBRO através de uma reportagem televisiva. Para além de exercícios respiratórios e outros, [o tratamento] foi principalmente a Terapia de Realidade Virtual. As duas primeiras sessões foram em duas semanas seguidas, depois o tempo entre as sessões foi sempre aumentando gradualmente. Hoje é praticamente uma vez por ano. Foram muitos anos, quase uma vida, a padecer desta doença, logo, os resultados não começaram a aparecer na primeira sessão, como por magia. Mas ao longo das semanas comecei a saber lidar com situações que antes eram inimagináveis para mim. Hoje já não fujo de situações em que tenha que ler ou falar em público. Foi como renascer.

Ansiedade Generalizada e Medo do Escuro

Testemunho de Paciente
“Esta decisão foi responsável por uma mudança da minha vida”

Sou um estudante adolescente que, devido aos meus medos e ansiedades, recorri ao Centro CEREBRO para tentar resolver diversos problemas ligados à ansiedade, entre eles, o nervosismo e a falta de controlo em situações mais exigentes/importantes do quotidiano e a dificuldade em adormecer e possuir uma noite de sono calma e tranquila. Conforme foi passando o tempo reparei que, de certa forma, estava a evoluir e que os meus antigos problemas pareciam começar a desaparecer. Como é óbvio tal facto contribui para um maior entusiasmo e uma maior ambição de ultrapassar cada vez mais os meus problemas, até ao ponto de finalmente sentir um controlo verdadeiro sobre a minha ansiedade. Ainda de referir que esta progressão só foi possível devido à simpatia e facilidade de comunicação com o Doutor Jorge e devido às técnicas inovadoras de tratamento utilizadas. Esta simples decisão foi responsável por uma mudança, para melhor, da minha vida pessoal e social.

Medo de Falar em Público

Testemunho de Paciente
“Antes do tratamento nem sequer colocaria em hipótese falar para um público.”

Desde os 18 anos que sofro de fobia de falar para um público. Segui os meus estudos, fiz as minhas opções profissionais, sempre condicionadas por este problema. Posso dizer que esta fobia marcou toda a minha vida. Nas raras tentativas de resolver o problema nunca o efeito foi o pretendido. Tive conhecimento, pelos jornais, do Centro CEREBRO e do tratamento com a realidade virtual e resolvi tentar. Foram cerca de três meses de consultas auxiliadas pela realidade virtual. As duas primeiras sessões foram em duas semanas seguidas, depois o tempo entre as sessões foi sempre aumentando gradualmente. Recordo-me que de início foi doloroso enfrentar situações que para mim eram reais, onde tive que falar para diversos públicos, em variadíssimas situações. Progressivamente fui ganhando confiança. As consultas, e a técnica da realidade virtual, foram cruciais para que a minha fobia fosse encarada por mim como nunca o tinha sido. Estava a conseguir o que não tinha conseguido em 30 anos.

Medo de Conduzir

Testemunho de Paciente
“As aprendizagens que fiz na clínica são para toda a vida”

Desenvolvi ao longo do tempo a fobia em conduzir em autoestradas e atravessar pontes, a qual no decorrer do tempo começou a tornar-se cada vez mais limitativa, porque alastrou-se que nem uma praga para vários cenários que estivessem relacionados com a condução. Quando tomei consciência do rumo que a fobia estava a tomar, procurei ajuda na área da psiquiatria durante 2 anos, o que na verdade não surtiu qualquer efeito. Acabei por descobrir o Centro CEREBRO e o modo como atuam fez-me acreditar de imediato que ali teria ajuda necessária … e assim foi. As sessões eram geralmente de 60 minutos e fui verificando que, no decorrer do tempo, a minha ansiedade foi diminuindo, comecei a controlar as minhas emoções e nos dias de hoje a situação está praticamente ultrapassada. O tratamento teve um impacto enorme na minha vida, estou muito grata ao Doutor Jorge e sua equipa por, em tão pouco tempo, terem me ajudado tanto. Sinto-me mais autónoma e confiante. As aprendizagens que fiz na clínica são para toda a vida, e apoiam-me continuamente.

Contacte-nos

Necessita de mais informações? Preencha o formulário abaixo e submeta-nos o seu pedido de contacto.