LESÃO MEDULAR
Foco na reabilitação neurológica de precisão
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, entre 250 mil a 500 mil pessoas sofrem de lesão medular (LM). A mesma organização refere ainda que quem sofre deste tipo de lesões têm duas a cinco vezes mais probabilidade de morrer de forma prematura.
Como Trabalhamos
Com foco na evidência científica e em objetivos
A reabilitação do paciente com lesão medular requer uma abordagem individualizada, focada, e holística. Abordamos as dimensões físicas e psicológicas. Temos como objetivos atingir a maior recuperação neurológica possível, saúde psicológica, reintegração social, envolvimento e participação ativa, e o regresso a uma vida o mais independente e produtiva possível.
Através de uma equipa articulada e especializada, e com recurso aos equipamentos de neurorreabilitação mais avançados, visamos permitir a continuidade da vida do paciente e da família. Mantemos uma prática clínica baseada nos conhecimentos técnicos, tecnológicos e científicos mais recentes em interligação colaborativa com grupos de investigação com enfoque na Lesão Medular.
Lesão Medular
O que é e como a reconhecer?
A Lesão Medular caracteriza-se por um dano ou trauma à medula espinhal, e, na maioria das vezes, causa algum grau de incapacidade permanente ou perda de sensibilidade em partes do corpo abaixo do local da lesão. De referir ainda que o grau de deficiência depende da extensão da lesão e de onde a mesma ocorre ao longo da medula espinhal.
As lesões da medula espinhal enquadram-se em quatro categorias diferentes:
- Lesão completa: nenhum movimento ou sensação voluntária abaixo do local da lesão
- Lesão incompleta: alguma sensação remanescente abaixo do local da lesão
- Tetraplegia (quadriplegia): paralisia envolvendo a maioria dos órgãos internos e todos os quatro membros
- Paraplegia: paralisia completa ou incompleta, afetando as pernas e às vezes os órgãos internos, mas não os braços

Uma vez que a Lesão Medular provoca diversas mudanças incapacitantes, que se manifestam através de alterações motoras, sensitivas e psicoafectivas, é importante que haja um acompanhamento especializado das diversas áreas de intervenção, nomeadamente fisioterapia e fisioterapia neurológica, neuropsicologia, psicologia e psicoterapia.
Áreas de Intervenção
Abordagem multidisciplinar e à medida das necessidades de cada paciente
Elementos e Equipamentos Robóticos
Fisioterapia e Fisioterapia Neurológica
Fisioterapia Respiratória
Neuropsicologia Clínica
Psicologia e Psicoterapia
Tecnologias Assistivas
Tecnologias Avançadas
Elementos e equipamentos robóticos frequentemente utilizados na intervenção clínica
Agende a sua Consulta de Avaliação
Utilize o seguinte formulário de contacto, o contacto telefónico e/ou o e-mail para solicitar informações, agendar consulta ou outros assuntos.
Estamos ao seu dispor.