ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS

Intervenção focada na desaceleração da progressão dos défices cognitivos

 

De acordo com a publicação científica The Lancet Public Health, estima-se que cerca de 153 milhões de pessoas no mundo terão demência em 2050. Em Portugal projeta-se um aumento de 75%, ou seja, de 200 mil casos em 2019, para 351 mil em 2050. Sabe-se ainda que o tipo mais comum de demência é a Alzheimer que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, representa 50 a 70% dos casos.

Alzheimer e Outras Demênciaas

O que é e como reconhecer?

 

A doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa que se caracteriza por uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas, nomeadamente a memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento entre outras funções mentais. Apesar de as causas da doença não serem totalmente compreendidas pela comunidade científica, os seus efeitos são claros, culminando com a diminuição e destruição progressiva das células cerebrais e das suas conexões.

Como consequência da destruição celular, verifica-se a perda gradual de memória, dificuldades de concentração e pensamento, dificuldades na tomada de decisões, planeamento e execução de tarefas e ainda alterações de personalidade.

Assim, é crucial que seja realizada uma avaliação detalhada e atempada, de modo que tanto a doença de Alzheimer como as outras Demências sejam detetadas o mais cedo possível e tratadas, visando melhorar os sintomas, desacelerar a progressão da doença e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

al_r
Reproduzir vídeo

Nas fases iniciais, os sintomas da doença de Alzheimer podem ser muito subtis. No entanto, começam frequentemente por lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do quotidiano.

Estes sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada.

Outros sintomas característicos:

  • Dificuldades de memória persistentes e frequentes, especialmente de acontecimentos recentes
  • Apresentação de um discurso vago durante as conversações
  • Perda do entusiasmo na realização de atividades, anteriormente apreciadas
  • Demora na realização de atividades de rotina
  • Esquecimento de pessoas ou lugares conhecidos
  • Incapacidade para compreender questões e instruções
  • Deterioração de competências sociais
  • Imprevisibilidade emocional

Como Trabalhamos

Com foco na evidência científica e em objetivos

 

O Centro CEREBRO disponibiliza um programa clínico avançado, com um forte suporte técnico-científico, direcionado ao diagnóstico preciso, rápido e em tempo útil, assim como ao tratamento em todas as fases de Demência originada por diversas causas, tais como Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Demência Frontotemporal (variante comportamental, afasia progressiva primária: afasia progressiva não-fluente/agramática, afasia progressiva logopénica e demência semântica ou afasia progressiva fluente, outras associadas a doença do neurónio motor ou esclerose lateral amiotrófica), Demência na Doença de Parkinson, Corpos de Lewy, Doença de Huntington, Atrofia Cortical Posterior, Síndrome Paralisia supranuclear progressiva-Síndrome corticobasal, Demência associada ao HIV/SIDA, demência na Esclerose Múltipla, demência traumática (“Encefalopatia Traumática Crónica”), entre outras.

A fase ideal para avaliação e tratamento é a fase de pré-demência, na qual se pode incluir o “Défice Cognitivo Ligeiro”, que retrata uma fase de transição para um quadro tipicamente progressivo. De referir ainda que o diagnóstico diferencial com (pseudo) depressão, ansiedade e outras causas físicas (ex. problemas hormonais ou de tiroide, défices vitamínicos, etc.) é importante.

Adicionalmente, a evidência científica recente indica que, em determinados casos, é possível travar, e até mesmo reverter, alguns dos sintomas nas fases muito precoces e iniciais da doença de Alzheimer através de intervenções multifatoriais de primazia não-farmacológica e de estilo de vida.

 

Avaliação Diagnóstica

Oferecemos um plano especializado e detalhado de avaliação diagnóstica, de acordo com as práticas internacionais de última geração, que inclui as seguintes componentes adequadas a cada caso:

  • Avaliação da Cognição, Motora e da Funcionalidade
  • Avaliação Neuropsicológica tradicional e computorizada
  • Análise Volumétrica Quantitativa de Ressonância Magnética Estrutural (Volumetria Hipocampal)

 

Estimulação Cognitiva e/ou Motora

Os pacientes onde se considere benéfica a implementação de terapias não-farmacológicas, poderão realizar um programa individual de treino cognitivo ou de estimulação cognitivo-motora, com base científica, que visa retardar a progressão das dificuldades cognitivas e promover a funcionalidade e qualidade de vida.

 

Equipamentos Especializados

Dispomos ainda de equipamentos para pessoas com Demência e localizadores GPS específicos para pessoas com Alzheimer, de forma a apoiar na manutenção da independência nas fases iniciais da doença, deixando o cuidador mais tranquilo e permitindo monitorizar e encontrar a pessoa em caso de desorientação ou perda.

Áreas de Intervenção

Abordagem multidisciplinar e à medida das necessidades de cada paciente

 

maisterapia

Elementos e Equipamentos Robóticos

 

maisterapia

Fisioterapia e Fisioterapia Neurológica

 

maisterapia

Neuropsicologia e Psicologia Clínica

 

maisterapia

Nutrição

 

maisterapia

Realidade Virtual

 

maisterapia

Terapia da Fala e Ocupacional

 

Tecnologias Avançadas

Elementos e equipamentos robóticos frequentemente utilizados na intervenção clínica

 

Benefícios do Programa de Intervenção Centro CEREBRO

As mais-valias de um programa com objetivos baseados na evidência científica

 

100%repeticoes

Desaceleração das perdas

funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível.
30x

30 vezes mais tempo útil

de tratamento do que nos habituais centros

 

3xmenostempo

3 vezes mais rápido

do que os protocolos estabelecidos nos habituais centros

 

100%repeticoes

Melhoria dos sintomas

físicos e/ou cognitivos relacionados com o quadro neurológico estático apresentado

Testemunhos

As opiniões que asseguram a excelência dos nossos serviços

Demência

H.A., Esposo de paciente
““nunca se esquece, apesar da doença””

Clínica com pessoal competente e atencioso, com o qual a minha esposa adora trabalhar e que nunca se esquece, apesar da doença.

Suspeita de Demência

F.F., Filha de paciente
“cuidado e atenção com o paciente”

Agradeço a atenção prestada pelo Centro CEREBRO, consegui dissipar algumas dúvidas em relação à perda de memória do meu pai, a avaliação foi feita com cuidado e atenção com o paciente. O relatório foi apresentado e esclarecido com todo o cuidado e atenção.

Contacte-nos

Tem dúvidas sobre o nosso Programa para Alzheimer e Outras Demências? Preencha o formulário abaixo e submeta-nos o seu pedido de contacto.