Entrevista ao Professor Doutor Jorge Alves sobre o primeiro ano de terapia recoveriX em Portugal

Partilhar a notícia:

Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
A terapia recoveriX chegou há um ano a Portugal. De que forma tem ajudado na reabilitação dos pacientes com AVC e Esclerose Múltipla?
Centro CEREBRO realiza evento de lançamento da terapia recoveriX para AVC em Portugal

Legenda: Fotografia do evento do lançamento oficial da terapia recoveriX em Portugal. 

Hoje, dia 22 de julho, assinala-se mais um Dia Mundial do Cérebro. O ano passado, neste dia, tornámo-nos a primeira e única clínica nacional certificada na aplicação da terapia recoveriX!

Ao longo dos últimos meses, temos tido a oportunidade de ajudar dezenas de pacientes a melhorar a sua qualidade de vida, após a ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou do diagnóstico de Esclerose Múltipla (EM).

De modo a assinalar esta data, entrevistamos o nosso Diretor Clínico, o Professor Doutor Jorge Alves.

 

1. Qual é a importância da terapia recoveriX para a área de saúde em Portugal? Quais foram os principais motivos que levaram à decisão de implementar esta terapia no Centro CEREBRO?

A terapia recoveriX proporciona uma nova oportunidade de reabilitação para todos os pacientes agudos, subagudos e crónicos de AVC e para os pacientes de Esclerose Múltipla.

A decisão de implementar esta terapia no Centro CEREBRO ilustra o nosso compromisso com os pacientes com lesões e doenças neurológicas e o nosso empenho em avançar o panorama dos cuidados prestados aos mesmos em Portugal.

Fomos um dos primeiros três centros a nível mundial a utilizar esta tecnologia, o que resulta da nossa capacidade de estar sempre na vanguarda das terapias mais eficazes, fruto da nossa constante atualização científica, técnica e tecnológica. Acreditamos que estes vetores, aliados ao humanismo, representam tanto o motor como o caminho que permitem elevar os cuidados de saúde cerebral em Portugal.

 

2. Quais foram os desafios enfrentados e como foram superados?

Como qualquer inovação disruptiva, enfrentamos desafios e barreiras, nomeadamente um ecossistema onde as ferramentas clássicas prevalecem, onde existe uma necessidade de aumentar a literacia em saúde e tecnologias de saúde cerebral (ex. dificuldades em entender a base científica de terapias inovadoras e que se encontram em aplicação clínica), e crenças receosas sobre novas abordagens.

Um fator relevante que nos permitiu lidar com estes obstáculos foi, e é, a sólida base científica que sustenta esta tecnologia. Mas no cerne, o que tem vindo a garantir que ultrapassamos as barreiras anteriormente referidas, é a nossa dedicação aos pacientes e os resultados clínicos que conseguimos trazer às pessoas que a nós recorrem.

 

3. Até ao momento, quais são os principais benefícios que os pacientes têm apresentado com a terapia recoveriX?

Cada caso é um caso, com as suas especificidades e potencial de resultados/benefícios para o paciente. Em síntese podemos referir que podem ocorrer os seguintes benefícios: melhoria das funções motoras grossas e finas; maior liberdade de movimentos dos braços, mãos e pernas; redução da espasticidade, redução dos tremores, ou da dor. Em muitos dos casos, estes benefícios impactaram de forma muito expressiva na funcionalidade no dia a dia e também na qualidade de vida dos pacientes. Podemos dizer, com orgulho e satisfação, que a maioria dos pacientes teve benefício clínico.

evento oficial terapia recoveriX

Legenda: Fotografia do evento do lançamento oficial da terapia recoveriX em Portugal.

4. Em termos genéricos, pode partilhar algum caso de sucesso que realizou a terapia recoveriX e teve resultados significativos?

Posso falar de um caso de um AVC severo. Para além dos problemas em movimentar braços, mãos, pernas e pés, existiam problemas severos de tremor. O paciente tinha já realizado diversas medicações e fisioterapia intensiva prolongada em outras instituições, contudo, os tremores na cabeça, braços, mãos e pernas mantinham-se e tinham até piorado. Foi-lhe dito que não havia mais nada a fazer.

O paciente procurou o Centro CEREBRO, onde realizou inicialmente um ciclo (25 sessões) de terapia recoveriX aliada a fisioterapia neurológica especializada no nosso centro.

Após um ciclo, o paciente já conseguia manter a cabeça quieta sem tremores, assim como os braços; e nas pernas os tremores diminuíram bastante. A nível do dia a dia, esta melhoria teve um grande impacto, pois, por exemplo, o paciente passou a ser capaz de voltar a pegar em objetos e até utilizar utensílios com grande precisão, tais como colheres, garfos e faca para se alimentar sozinho (ex. Cortar carne com a faca e pegar em ervilhas com o garfo). Tal era inimaginável num momento anterior à terapia em que não conseguia controlar o seu corpo.

Atualmente a equipa médica que acompanha o paciente decidiu retirar a medicação perante os resultados extremamente positivos que foram atingidos. O paciente coloca-se agora novos objetivos na sua recuperação junto da nossa equipa; objetivos que antes eram impensáveis.

 

5. De que forma a terapia recoveriX se diferencia de outras terapias de reabilitação neurológica disponíveis? Quais são as características ou abordagens inovadoras que tornam esta terapia única em Portugal?

A terapia recoveriX combina três tipologias de terapias, tem um forte suporte científico e uma ótima fiabilidade técnica, e proporciona ao paciente uma possibilidade terapêutica adicional em relação às anteriormente existentes. É um treino direcionado a maximizar a aprendizagem motora. Adicionalmente, o número total de sessões e de dias necessários para realizar a terapia é relativamente breve (15 a 30 dias).

 

6. Existe alguma mensagem que gostaria de transmitir aos pacientes, familiares ou profissionais de saúde que estão interessados na terapia recoveriX?

Esta terapia proporciona uma nova possibilidade terapêutica. É importante que os pacientes tenham expetativas realistas e que tomem decisões informadas sobre os seus cuidados de saúde, num clima de confiança mútua e humanismo. Esta terapia apresenta um elevado cariz tecnológico e é aplicada por profissionais de saúde altamente especializados e treinados, contudo resume-se a cuidados de saúde prestados por pessoas para pessoas.

Numa era em que os pacientes são bombardeados por informação, é importante que percebam o diferencial humano, científico e técnico do Centro CEREBRO. O nosso objetivo é servir cada paciente o melhor possível, pelo que o recoveriX enquanto ferramenta contribui para este nosso propósito na área da reabilitação neurológica.