Centro CEREBRO inaugura “sala sensorial” interativa dedicada ao desenvolvimento infantil

Partilhar a notícia:

Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
O Centro CEREBRO acaba de implementar nas suas instalações uma sala de realidade virtual imersiva para estimulação motora e cognitiva, dedicada ao neurodesenvolvimento infantil.
Centro CEREBRO inaugura "sala sensorial" interativa dedicada ao desenvolvimento infantil

O Centro CEREBRO acaba de implementar nas suas instalações uma sala de realidade virtual imersiva para estimulação motora e cognitiva. Totalmente dedicada ao neurodesenvolvimento infantil, esta sala possui equipamentos focados na promoção do desenvolvimento de crianças neurodivergentes, com diversos problemas neurodesenvolvimentais, tais como perturbações do espetro autista, paralisia cerebral, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, bem como outros diversos quadros de síndromes infantis que apresentam dificuldades motoras e cognitivas.

Apesar do foco no desenvolvimento infantojuvenil, esta sala é também uma ferramenta extremamente útil e relevante para a intervenção em doenças neurológicas em adultos, nomeadamente nas patologias Acidente Vascular Cerebral (AVC), Parkinson, Esclerose Múltipla, entre outras.

Através desta sala interativa o paciente pode interagir e treinar através de uma experiência envolvente, motivadora e estimulante em vários cenários imersivos, que reagem ao seu movimento. Por meio de diferentes cenários nas paredes e no chão, o paciente usufrui de uma estimulação audiovisual imersiva e interativa com feedback, enquanto realiza exercícios sob a supervisão individualizada de um terapeuta.

Esta inovadora ferramenta junta-se ao extenso leque de tecnologias disponíveis no Centro CEREBRO que apoiam os nossos programas especializados de reabilitação e estimulação cognitivo-motora.

Desde a fundação do Centro CEREBRO temos vindo a utilizar a realidade virtual para potenciar o processo de reabilitação cognitiva e motora nas perturbações cerebrais em diversas faixas etárias, contribuindo, por exemplo, para benefícios na marcha, equilíbrio, força, movimento e funções cognitivas, com o objetivo último de melhorar a funcionalidade e qualidade de vida dos nossos pacientes.

Em suma, o Centro CEREBRO é a clínica em Portugal com o maior número de tecnologias inovadoras dedicadas à intervenção em crianças, jovens, adultos e idosos com perturbações cerebrais.