Centro CEREBRO é pioneiro em Portugal na aplicação de neurorreabilitação robótica

Partilhar a notícia:

Share on email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
O Centro CEREBRO é a primeira e única clínica em Portugal a utilizar o equipamento mais avançado de neurorreabilitação robótica e terapia ortopédica.

O Centro CEREBRO é a primeira e única clínica em Portugal a utilizar o equipamento mais avançado de neurorreabilitação robótica e terapia ortopédica.

O EGZOTech Luna EMG é um robot de reabilitação neurológica destinado a terapia física e ocupacional de distúrbios neurológicos, especificamente acidente vascular cerebral, lesões na medula espinhal e distúrbios neurodegenerativos.

Baseado em princípios de neurociências e neuroplasticidade, este equipamento deteta a atividade nervosa e muscular e ativa o movimento do braço robótico dando apenas a assistência necessária, nem mais nem menos, para o movimento acontecer. Assim, o paciente consegue realizar um treino ativo e funcional e tarefas de movimento real, nomeadamente de recuperação do movimento de braço e pernas, mesmo em casos graves.

De notar que, o comando para o movimento é dado pelo sistema nervoso do paciente sendo que, desta forma, o movimento é iniciado pelo paciente e o robot apenas apoia o mesmo com a força adequada. Assim, estão garantidas condições importantes para a reabilitação: o paciente realiza movimento real, que é iniciado por si, o que permite ativar os mecanismos de recuperação baseados em neuroplasticidade (capacidade do cérebro e restante sistema nervoso para adaptação às exigências do treino).

Algumas das principais vantagens da utilização deste equipamento incluem o aumento da força muscular, o aumento da amplitude de movimento assim como o aumento da coordenação. Neste sentido, este é um robot especialmente útil na reabilitação e tratamento de pacientes vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais, Lesões da Medula Espinhal Incompletas, Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Distrofia Muscular, Parkinson e outras Doenças do Movimento, bem como Pavimento Pélvico (incontinência), Fraturas Ósseas e Recuperação pós-cirúrgica.

De referir que, o EGZOTech Luna EMG pode ser utilizado em crianças, jovens, adultos e seniores, tanto para treino ativo como para treino passivo, e em todas as fases do processo de recuperação.

Com recurso a esta tecnologia, o Centro CEREBRO poderá fornecer aos seus pacientes tratamento ainda mais especializado, objetivo e orientado por dados concretos, baseados na evidência científica.