Na semana em que se assinala mais um Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, o Centro CEREBRO reforçou o seu programa de tratamento especializado, intervenção e reabilitação pós-AVC.
A clínica de neurorreabilitação e saúde mental é uma das pioneiras a nível mundial a combinar a fisioterapia neurológica com elementos robóticos e tecnologias de realidade virtual, tais como o robot Luna EMG e o Sistema RGS, fornecendo aos seus pacientes um tratamento ainda mais especializado, objetivo e orientado por dados concretos, baseados na evidência científica.
De acordo com o neuropsicólogo Jorge Alves, diretor do Centro CEREBRO, “as tecnologias de reabilitação que utilizamos para tratar os nossos pacientes fazem toda a diferença na recuperação. Por exemplo, os ensaios clínicos realizados nos últimos 10 anos demonstraram que o tratamento com a tecnologia RGS aumenta a recuperação nas fases agudas, subaguda e crónica do AVC, sendo que o tratamento com o sistema RGS combinado com a fisioterapia neurológica é a forma mais efetiva de promover a recuperação funcional”.
De notar que, em Portugal, os dados mais recentes referem que, por hora, três portugueses sofrem um AVC, sendo que um destes não sobrevive e um ficará com sequelas incapacitantes.