PARALISIA CEREBRAL

Plano individual de terapia para promoção da qualidade de vida

 

A paralisia cerebral não tem cura. No entanto, existem alguns tratamentos que têm como objetivo controlar as alterações neurológicas, ortopédicas ou outras que estejam presentes e, assim, melhorar a qualidade de vida dos doentes em aspetos relacionados principalmente com a alimentação, fala, movimentos e aprendizagem.

Atualmente, estima-se que, a paralisia cerebral afeta 2 em cada 1000 crianças, sendo a sua origem quase sempre congénita.

Paralisia Cerebral

O que é e como a reconhecer?

 

A paralisia cerebral ocorre quando há um desenvolvimento inadequado das áreas do cérebro que afetam o controlo dos movimentos, podendo este ocorrer antes ou depois do nascimento.

Não existe uma causa única para paralisia cerebral, sendo os fatores de risco mais frequentes a prematuridade e/ou o baixo peso à nascença, que estão associados a leucomalácia, hemorragia intraventricular e displasia broncopulmonar.

Outros fatores frequentemente associados à paralisia cerebral são:

  • Anomalias congénitas
  • Gravidez múltipla
  • Patologia da placenta
  • Infeções intrauterinas

A paralisia cerebral é a perturbação de desenvolvimento mais frequente nas crianças e afeta a componente motora, nomeadamente a marcha e coordenação motora, mas também as capacidades mentais/cognitivas, tais como a atenção, concentração ou linguagem. Adicionalmente, muitas das crianças com paralisia cerebral apresentam também problemas de epilepsia e alterações da sensibilidade.

Apesar da paralisia cerebral não ser curável, as terapias existentes podem ajudar as pessoas com esta patologia a alcançar o máximo das suas capacidades cognitivas, sensoriais e motoras bem como potenciar a funcionalidade, autonomia, qualidade de vida e ajudar a prevenir complicações ou sequelas adicionais.

Como Trabalhamos

Com foco na evidência científica e em objetivos

 

No Cento CEREBRO realizamos uma avaliação detalhada e extensa das pessoas com paralisia cerebral, na qual se inclui a avaliação neurocognitiva, motora, funcional, vestibular, linguagem e fala. Recorremos ainda a exames especializados, tais como a posturografia computorizada, que permitem a avaliação do equilíbrio, do controlo e da estabilidade posturais. Através desta avaliação multidisciplinar e completa é possível identificar as áreas em défice e que podem ser estimuladas.

Tendo por base os resultados da avaliação, realizamos um plano individual e personalizado de terapia, sendo que este pode incluir treino de equilíbrio e postura, treino de marcha, terapia ocupacional, fisioterapia neurológica, estimulação cognitiva, entre outros.

Áreas de Intervenção

Abordagem multidisciplinar e à medida das necessidades de cada paciente

 

maisterapia

Elementos e Equipamentos Robóticos

 

maisterapia

Fisioterapia e Fisioterapia Neurológica

 

maisterapia

Neuropsicologia Clínica

 

maisterapia

Psicologia e Psicoterapia

 

maisterapia

Realidade Virtual

 

maisterapia

Terapia da Fala e Ocupacional

 

Tecnologias Avançadas

Elementos e equipamentos robóticos frequentemente utilizados na intervenção clínica

 

Benefícios do Programa de Intervenção Centro CEREBRO

As mais-valias de um programa com objetivos baseados na evidência científica

 

100%repeticoes

Desaceleração das perdas

funcionais e cognitivas pelo maior tempo possível.
30x

30 vezes mais tempo útil

de tratamento do que nos habituais centros

 

3xmenostempo

3 vezes mais rápido

do que os protocolos estabelecidos nos habituais centros

 

100%repeticoes

Melhoria dos sintomas

físicos e/ou cognitivos relacionados com o quadro neurológico estático apresentado

Testemunhos

As opiniões que asseguram a excelência dos nossos serviços

Lesão Cerebral Severa

Testemunho de Esposa de Paciente
“Em tudo diferentes do convencional.”

Agradeço ao Doutor Jorge Alves e à sua equipa o profissionalismo, dedicação, competência e simpatia com que o meu marido foi acolhido no Centro CEREBRO. A abordagem, atitude e técnicas adotadas, em tudo diferentes do convencional, são certamente responsáveis pelos ganhos obtidos. Obrigada e bem hajam.

Sequelas de Tumor Cerebral

Testemunho de Paciente
“Sinto-me segura, confio em vocês.”

Eu podia estar em casa sentada e resignada às minhas dificuldades, mas estou aqui nas mãos de excelentes profissionais. Sinto-me segura, confio em vocês e sei que fazem tudo o possível para que melhore.

Contacte-nos

Necessita de mais informações? Preencha o formulário abaixo e submeta-nos o seu pedido de contacto.